Saturday, July 5, 2008

XXIII World Congress of Architecture - Torino 2008


Em homenagem ao XXIII World Congress Of Architecture aqui em Torino eu coloco essa tirinha do Dilbert! A melhor palestra do congresso inteiro foi de um não arquiteto, Muhammad Yunus, o economista que criou o Grameen Bank e com isso ganhou o premio Nobel da paz. Esse foi sem sombra de dúvidas a melhor palestra de todo o congresso.
O congresso teve muitos problemas de organização, foi feito "alla italiana"! Onde já se viu com 8 mil inscritos botaram Jean Nouvel Atelier e Foster+ Partners em uma sala com 200. Só podia dar confusão né... ( vi uma das cenas mais engraçadas de todos os tempos, um italiano tentando gritar "solution" em inglês e ninguém entendia o que ele dizia, falaram até que estava gritando "solutio" em latim...rs... )
Apesar da confusão.....Eu fiz questão de assistir nessa mesma mini salinha, sentada no chão a palestra do Paolo Soleri, continuo achando ele um gênio!!
Para mim a palestra que ganhou em termos de bizarrice foi a do Marcos Novak, ou ele é um gênio ou um louco! Ainda não decidi qual dos dois... Deve ser o que falavam de Einstein no inicio, mas é bom que tenha gente que contradiga, que vá contra tudo aquilo que temos como certeza absoluta, assim se evolui, achei muito interessante a sua pesquisa, apesar de ser uma viagem, é bem interessante!!
Os grandes arquitetos que falaram foi interessantes, Peter Eisenman e Dominique Perraut, mas quem fez um papelão foi o Fuksas! No primeiro dia, o auditório lotado porque era uma palestra dele, ele nem apareceu, ou sequer deu noticias, a mesa redonda funcionou sem ele e sem comentários, no dia seguinte, a mesma coisa, necas de Fuksas! No lema do "arquitetura é para todos"umas palestras em praça pública, e a minha pergunta.... onde estava o Fuksas? Bem, dizem nas pequenas vozes de corredor que ele deu uma palestra no mesmo dia em um outro horário que não estava programado, e que foi horrível...
No geral o congresso foi bom, acho que acrescenta muito mais do que essa universidade daqui, e p/ a minha decepção não tinham quase italianos, da universidade eu só encontrei 3 italianos, mas porém, todos os estrangeiros estavam lá... Esse sistema italiano de provas é ridículo, eles ficam tão obcecados em decorar tudo p/ uma prova que acabaram perdendo o congresso mundial! Bem, espero que cada um saiba o que faz....

No comments: